Esperança
MATOS
Escultura
MINHA HISTÓRIA

Esperança Matos, uma revelação na escultura em Portugal, que é já conhecida de um vasto público pelo talento e criatividade revelados nos inúmeros trabalhos que executou para todo o país e alguns para o estrangeiro.
O gosto e a dedicação pela arte de talhar a pedra começaram em 1988, no ano em que se tornou discípula do conhecido mestre Alfredo Ribeiro.
Entre os seus diversos trabalhos, destacam-se principalmente, os realizados para o IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico), nomeadamente, o restauro o claustro de D.João I, a colocação de um grifo (misto de águia e leão), no Mosteiro da Batalha e o restauro de algumas peças no Mosteiro de Alcobaça, que contribuem para a conservação do nosso precioso partrimónio arquitectónico.
Realizou em 2004, no Cineteatro de Pombal, a sua primeira exposição individual, dedicado a temas livres,
Realizou outras exposições no norte e centro do país. Em 2005 expôs alguns dos seus trabalhos na loja Marinha Grande MGlass e em Julho do mesmo ano realizou uma nova mostra na Galeria Mouzinho de Albuquerque, na Batalha.
Em 2006 fez a réplica do Pelourinho de Águeda de Cima e restaurou o arco que liga o convento de Celas ao Hospital da Universidade de Coimbra.